Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Images

Focaccia Genovesa (focaccia alla genovese).

Vocês já estiveram em Gênova? Não? Mas não é por isso que vocês vão deixar de experimentar essa delicia de focaccia típica de Gênova. Essa focaccia deve ser alta 2 centímetros  deve ser crocante e macia. E claro, rica em azeite de oliva. Muito rica.






Ecco la ricetta:
- O que serve?
 4 xícaras de farinha de trigo
 2 xícaras de água
 2 colheres de sopa de azeite de oliva (para fazer a massa)
 1 tablete de fermento biológico (25 gramas)
 2 colheres de chá de sal
 2 colheres de chá de açúcar
 Sal grosso a gosto.
 Azeite(muito azeite) para untar a assadeira e para pincelar a foccaccia.

- Como se faz?
-> Esta massa deve fermentar 3 vezes. São 2 horas e meia de fermentacao, mais 15 minutos de preparacao e 15 minutos no forno a 200°C.

1) Coloque o fermento e o açúcar num recipiente com a aguá morna. E misture bem.

2) Em um outro recipiente coloque a farinha de trigo, o sal e o azeite de oliva. Misture um pouco e depois adicione a aguá com o açúcar e fermento. A massa deve ficar muuuuuuuito macia e levemente grudenta. Lembrem-se de regular sempre a quantidade de água/farinha.

3) Coloque 1/2 copo do azeite na assadeira e coloque a massa na assadeira de modo que tenha sempre bastante azeite na assadeira. Pincele a parte superior da massa com muito azeite.

4) Coloque no forno per 1 hora e meia (para fermentar). Aqueça um pouco o forno antes de coloca-la, cerca 30°C. Depois de coloca-la no forno, saiba que este não poderá ser aberto durante a fermentação. A massa deve fermentar num local quentinho.

5) Depois de uma hora e meia de ansiedade (haha) a massa terá o dobro do tamanho. Controle se ainda tem azeite na assadeira e depois estenda a massa com as mãos. A nossa assadeira tem 30cm x 40cm.

6) Coloque-a no forno outra vez por mais 30 minutos.

7) Passado 30 minutos, tire a focaccia do forno, controle se é bem unta com azeite e depois faça leves "buracos" com os dedos na massa. Adicione mais azeite e, pela ultima vez(finalmente), faça a focaccia fermentar mais 30 minutos no forno.

8) Tire a focaccia do forno e espirre um pouco de água (ou vinho branco) sobre a massa. Espalhe o sal grosso sobre a massa.

9) Ligue o forno e quando este chegar a 200°C coloque novamente a focaccia dentro por 15 minutos.
 E PRONTO!

- Conselhos?
A verdadeira focaccia genovesa é servida somente com azeite e sal grosso. Mas pode ser feita com azeitonas, com tomate(cereja) ou mesmo com alecrim. Na foto fizemos 1/3 com tomate, 1/3 com alecrim e sal grosso e 1/3 com azeitonas. Eu particularmente adoro com tomate e azeitona, juntos.
Portanto adicionem o que quiserem antes da uma ida ao forno por 15 minutos.
E buon appetito.

- Para quantas pessoas?
Bom, depende da fome. Mas sem duvidas quatro pessoas comem tranquilamente.

0 comentários.:

Obrigada! Grazie!